domingo, 26 de julho de 2015

DE REPENTE AVÓS


De repente os filhos crescem se tornam independentes e não precisam mais da gente para levar na escola ou na casa dos amigos. Escolhem suas próprias roupas, seus cursos, seus amores. E a gente passa de responsável por suas vidas a espectadores e, com alegria, consultores. Digo com alegria porque filhos independentes são o coroar da missão de pais. Mas não simplesmente independentes, mas também responsáveis, com princípios sólidos e sábias decisões. Mas, vamos combinar que, uma consultoria aqui e outra ali faz bem para o ego dos pais.

Daí eles vão construindo suas vidas e nós, os pais, vamos transferindo os cuidados para os mais novos. Até que eles  crescem e começam também a cuidar de suas próprias vidas. E a gente fica assim, como diz o ditado, com as mãos abanando, sentido falta daquela movimentação própria de casa que tem criança, de pessoinhas dependendo da gente para comer, ir ao banheiro, trocar de roupa ... 

E, de repente, a gente ganha um presente e a casa volta a se encher de brinquedos, gritinhos, choros, risinhos e muita, muita alegria e a gente se vê, novamente, sentindo a ternura e a alegria de segurar os braços um bebê. É a hora dos netos chegarem e povoarem de carinho, abraços e alegrias, a nossa vida.

São diversas as fases pelas quais passamos na vida e, agora, vivo, com a imensa felicidade, a fase de ser avó.  E como é bom repartir com os amigos essa alegria, conversar sobre os netos, contar as gracinhas, mostrar as fotos. Ou trocar mensagens pelo dia dos Avós pelo whatsApp. Hoje recebi várias mensagens lindas de minhas amigas. Sim, somos avós modernas e os comunicamos pelas mídias sociais.

Uma das mensagens que recebi, foi um belo texto de Rachel de Queiros que termina assim: "E quando você vai embalar o menino e ele, tonto de sono abre o olho e diz: "Vó!" seu coração estala de felicidade, como pão no forno!"

Como falei, sou uma avó moderna e, foi pelo Skype que ouvi, pela primeira vez, a minha neta me chamar de VOVÓ. Foi uma emoção tão grande e emocionante que não saberia descrever. E, cada vez que ela fala VOVÓ é sempre muito gostoso de ouvir. 

                                 Não posso ver a minha neta todos os dias pessoalmente. Infelizmente ela mora muito longe. Mas nos falamos no Skype e, através dele, das fotos e dos vídeos, vou acompanhando seu crescimento, nos intervalos entre um encontro ao vivo e outro.

Agradeço a minha filha e ao meu genro esse presente especial e maravilhoso que é a minha neta em minha vida. Dizem que neto é filho com açúcar e coisas assim. Neto é tudo e muito mais.

Feliz Dia dos Avós para todos os meus amigos e todas as minhas amigas que desfrutam dessa fase maravilhosa da vida e que curtem cada momento, cada novidade de seus e netas. Gostaria de enumerá-los todos, mas corro o risco de ser injusta e esquecer de alguém.

Então, para cada um de nós, avós corujas, babões e deslumbrados, um Feliz Dia.

Nenhum comentário: